terça-feira, 6 de agosto de 2013

Gerência Regional do OD Estadual – 7ª Região – Vale do Piancó prepara as Eleições dos Conselheiros

A 7ª região geo administrativa do Governo do Estado esta sendo preparada, através da 7ª Gerência Regional do OD Estadual, para as Eleições dos Conselheiros, regionais e estaduais, que aconteceram nas seguintes datas: 16 de Agosto em Conceição, 30 de Agosto em Itaporanga e 13 de Setembro em Piancó. As Reuniões Preparatórias têm a participação de todos os Gerentes e Conselheiros desta região e as Eleições acontecem logo após o Planejamento Democrático com os Secretários de Estado que acontecerá em João Pessoa nos próximos dias 07,08 e 09 de Agosto de 2013 com a participação de representantes da nossa Região.


As Eleições dos Conselheiros são realizadas a cada dois anos e qualquer pessoa pode se candidatar. “Existe todo um procedimento legal que norteia a realização desta eleição. Cada microrregião elege um número de conselheiros regionais, proporcional à participação na assembléia microrregional e, ao final, são eleitos dois conselheiros estaduais por região”, informou Hélio Barbosa Subsecretário do OD Estadual.

As Assembleias Microrregionais de eleição dos Conselheiros Regionais do OD Estadual acontecem até o dia 13 de Setembro, em nossas 03 microrregiões (Conceição, Itaporanga e Piancó). “Os Conselheiros Regionais eleitos escolherão entre si os 2 (dois) Conselheiros Estaduais desta Região Geo administrativa  que representará o Vale do Piancó, perfazendo um total de 28 representantes da sociedade civil, para compor o Conselho Estadual do Orçamento Democrático”, enfatizou Clério Nunes Gerente Regional do OD Estadual.

A Gerência Regional do OD Estadual destaca ainda a importância da participação das pessoas que desejarem se candidatar a conselheiro, nas reuniões preparatórias, já que são nelas que é apresentado todo o procedimento que rege as eleições. “As reuniões preparatórias têm o objetivo de divulgar o processo de eleição de conselheiros, onde a população é convidada a participar e a se inteirar sobre procedimento eleitoral”, disse o Gerente.

Na Assembléia Microrregional de eleição de conselheiros regionais é adotado um critério de paridade com base no comparecimento da população: para uma assembléia entre um e 100 participantes será eleito um conselheiro para cada 20 participantes, com o máximo de cinco titulares; acima de 100 participantes, além do máximo de cinco vagas haverá mais uma vaga para cada 30 participantes, com o máximo de 12 titulares. O número de vagas por microrregião não excederá o limite de 12 conselheiros titulares eleitos.

Primeira reunião dos novos Conselheiros Regionais para eleição dos representantes do Vale do Piancó no Conselho Estadual do Orçamento Democrático: 25 de Setembro.

Posse e Formação dos novos Conselheiros: 04 e 05 de Outubro.

7ª Gerência Regional do OD Estadual – Vale do Piancó.

Com Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário