quarta-feira, 21 de maio de 2014

Homenageados criticam suspensão da sessão da Coluna Prestes

Os netos dos participantes da Coluna Prestes, que foram homenageados na Sessão Solene comemorativa aos 90 anos do movimento, que a Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (20), divulgaram carta aberta ao presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), na qual lamentam a interrupção abrupta da sessão. “É lamentável que a homenagem à Coluna no Congresso Nacional tenha sido manchada por um ato autoritário e unilateral da mesa diretora da Câmara”, diz a carta.



Leia a íntegra:

Exmo. Sr. Henrique Eduardo Alves
Presidente da Câmara dos Deputados

Prezado Presidente,

Dirigimo-nos a V. As. Para manifestar nosso espanto e indignação quanto a forma abrupta com que foi encerrada, no dia de ontem, 20 de maio de 2014, enquanto ainda se pronunciava o Senador Inácio Arruda, a Sessão Solene do Congresso nacional Comemorativa dos 90 anos da Coluna Prestes.

A força da democracia brasileira é demonstrada todos os dias pelos quatro cantos do país e o seu avanço e fortalecimento é irreversível. Foi por ela que nossos antepassados abandonaram suas famílias e se lançaram para a conquista desse propósito em uma luta armada que durou quase uma década.

Nós que somos os herdeiros dos “soldados da liberdade” tivemos muito orgulho de representa-los durante a Sessão. Eles foram os representantes do povo brasileiro em uma marcha de 25 mil quilômetros, que percorreu o Brasil por 13 estados, entre os anos de 1924 e 1927, clamando por justiça social e modernização da república brasileira.

É lamentável que 90 anos após sua heroica trajetória, a homenagem à Coluna no Congresso Nacional, que representa a democracia e a liberdade, tenha sido manchada por um ato autoritário e unilateral da mesa diretora da Câmara. Os convidados, familiares, intelectuais e estudantes presentes foram enxovalhados do Plenário da Câmara sem a menor satisfação sobre o que estava ocorrendo. Soubemos que na Sessão Ordinária sequente, a deputada Alice Portugal foi agredida por se manifestar contra o ocorrido. Tudo isso nos entristece muito.

Atenciosamente,

Ana Prestes – neta de Luis Carlos Prestes
Yuri Abyaza Costa – neto de Miguel Costa
Tatiana Lins de Barros – neta de João Alberto Lins de Barros
Letícia Cabanas de Paiva Azevedo – neta de João Cabanas

Fonte: www.vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário