quinta-feira, 24 de julho de 2014

Pressão dos ribeirinhos motiva governo a abrir comportas de açudes no Vale

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), iniciou nessa terça-feira, 22, a abertura das comportas de seis açudes da região para garantir água no leito do rio Piancó e o abastecimento da população ribeirinha, que pressionava o governo em razão da falta d’água. A operação hídrica vai até a próxima quarta-feira, dia 30, e a vazão da água liberada será de 100 litros por segundo.

De acordo com a Aesa, a programação prevê a abertura das comportas dos seguintes açudes: Bruscas, de Curral Velho; Condado, de Conceição; Piranhas, de Ibiara; Poço Redondo, de Santana de Mangueira; Santa Inês, localizado no município de mesmo nome; e Vazante, de Diamante.

A Aesa afirmou à imprensa estadual que foram feitas várias reuniões com irrigantes, pequenos agricultores e lideranças comunitárias da região buscando orientá-los sobre a importância e necessidade de garantirem o melhor aproveitamento da água do rio. Ficou acertado também que um curso de capacitação para o uso racional do precioso líquido na irrigação será oferecido.


O órgão do governo informou que, durante as reuniões, foi esclarecida a necessidade da retirada de todos os barramentos do rio Piancó, da limpeza do leito para facilitar a passagem da água e da criação de um calendário com dias alternados para a irrigação.

Ainda nos encontros, foi ressaltada a proibição do uso de retroescavadeira para abertura de cacimbas no leito do rio, e uma equipe de trabalho foi formada para prevenir o desperdício. Além da Aesa, fazem parte do grupo o Ministério Público da Paraíba, Polícia Militar e usuários de água das cidades de Itaporanga, Conceição, Ibiara e Santa Inês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário