sábado, 23 de agosto de 2014

Mais poder e mais problema: prefeito de Piancó vive momento contraditório e conturbado


Por Redação da Folha – A partir do rompimento da ex-prefeita Flávia Galdino (PSB) com o governo, o comando político de todos os cargos estaduais em Piancó foi direto para as mãos do prefeito Sales Lima (DEM - foto), que vota no governador Coutinho e ficou ainda mais poderoso. Esta semana, foram publicadas as indicações do gestor municipal, mas nem tudo são flores para o prefeito: uma rebelião em sua base aliada promete dar muita dor de cabeça a Sales.

São muitos os cargos que foram ocupados pelos aliados do prefeito, entre os principais está a direção do hospital Wenceslau Lopes, que ficou com Ruclenato Gomes, secretário municipal de Saúde, e a chefia do 7º Núcleo de Saúde, que passou a ser ocupada por Sérgio Lacerda, secretário de Articulação Institucional.


Mas, depois que saíram as nomeações, alguns vereadores da base do prefeito rebelaram-se contra Sales, a quem acusam de ter feito as indicações aos cargos estaduais sem ouvir sua base legislativa. Um dos mais revoltados é Antônio de Pádua, que deixou a liderança do prefeito na Câmara Municipal e, na última sessão, nessa sexta-feira, 22, fez um longo desabafo, mostrando toda sua insatisfação com o prefeito por não está tendo a atenção que julga necessária do governo municipal. “Eu não sirvo para nada nesta gestão”, desabafou, ao dizer que nunca teve interesse em cargo, mas, como aliado, precisaria ser ouvido sobre as indicações e também ter suas reivindicações atendidas pelo poder público municipal.

Pádua também disse que mostrou ao prefeito irregularidades que estão acontecendo na gestão municipal e deu um prazo de três meses para que as questões sejam sanadas, caso contrário, levará ao conhecimento público os problemas que, segundo ele, vem ocorrendo no governo. “Amigo não é aquele que mostra somente os pontos positivos, mas aquele que também mostra as falhas para que sejam corrigidas”, comentou. O vereador Guilherme Montenegro, que também é da base de Sales, chegou a pedir o afastamento do prefeito para apuração das supostas irregularidades na administração.

Quem também não está nada satisfeito com a condução do governo Sales é o PMDB, partido que é comandado por Paulo Barbosa e que foi importante na eleição do prefeito em 2012. No entanto, a queixa do partido é que os aliados de Paulo estão sendo demitidos da administração municipal porque não acompanham os candidatos do prefeito.

Sem não bastassem as questões políticas, são grandes também os problemas administrativos: há informação de débito com fornecedores, atraso de pagamento do transporte escolar, diversas irregularidades na condução administrativa e excesso de servidores municipais, o que estaria inviabilizando a administração municipal.

folha do vali

Nenhum comentário:

Postar um comentário