quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Escola Luciano Freire realiza aula de campo (Projeto de Vida) no Vale dos Dinossauros.

O Vale dos Dinossauros é um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com cerca de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos, espalhadas por toda bacia sedimentar do Rio do Peixe, em uma extensão de 700 quilômetros quadrados no alto-sertão da Paraíba.
Ali viveram estegossauros, alossauros, iguanodontes e inúmeras outras espécies de dinossauros entre 250 e 65 milhões de anos atrás. Eles desapareceram, mas seus rastros ficaram gravados no barro de lagoas e na areia de rios em períodos chuvosos. Na seca, as pegadas se solidificaram, resistiram às chuvas seguintes, ganharam novas camadas de areia e barro trazido pelas enchentes, e hoje, fossilizadas, contam a pré-história da região.

As pegadas fossilizadas variam de cinco centímetros – possivelmente de dinossauros de tamanho semelhante ao das galinhas de hoje – até 40 centímetros de comprimento – a exemplo das pegadas de um iguanodonte de quatro toneladas, cinco metros de envergadura e três metros de altura. A maior parte das pegadas pertence a dinossauros carnívoros.
Uma das trilhas mais visitadas pelos turistas e estudiosos que visitam o Vale dos Dinossauros está no leito do Rio do Peixe, na localidade denominada Passagem das Pedras, no sítio Ilha, no município de Sousa.


















Fotos:Blog Piancó News
Fonte:
Site do Vale dos Dinossauros: www.valedosdinossauros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário