quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Tribunal Regional Eleitoral mantém cassação de vereadores da oposição e grupo Galdino aumenta base no legislativo em Piancó

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, acaba de apreciar o recurso interposto pelos vereadores Cícero de Zé Rico e Priscila de Zomim (União Brasil), da cidade de Piancó. Os vereadores tiveram seus mandatos cassados, devido falta de observância na cota de gênero (candidaturas femininas) nas eleições de 2020.
Por unanimidade, o pleno do TRE, negou provimento ao recurso, que buscava refazer a decisão anterior, tomada pelos juízes de primeira e segunda instância, que votaram pela cassação dos parlamentares piancoenses.
 A defesa dos vereadores cassados, tentaram sem sucesso, defender a tese de um possível desentendimento a época da eleição de uma das candidaturas femininas, no caso, Karla Zenaide Brasilino, com o seu pai, Carlos Brasilino, que também concorreu ao pleito passado, não obtendo sucesso, no julgamento desta quarta-feira.
Tanto Cícero de Zé Rico, quanto, Karla Zenaide Brasilino, estão inelegíveis por oito anos, inabilitados de qualquer pleito eleitoral, ou seja, impedidos de disputar cargos eleitorais até 2030. No caso da Vereadora Priscila de Zomim, que perdeu o mandato, o tribunal entendeu que a agora, ex vereadora, não alcança a mesma inelegibilidade que os seus colegas de partido, mas permanecerá sem mandato, pelo menos até 2024, enfraquecendo o grupo de oposição em Piancó, que passa a contar apenas com um vereador, na Câmara Municipal.

Fonte¨ proximapauta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário