Uma comissão criada há duas semanas pela Prefeitura de Piancó está apurando supostas irregularidades no concurso público e na admissão de 399 servidores no final da gestão anterior.
A comissão já descobriu, por exemplo, que todas as provas do certame foram queimadas, o que pode evidenciar a tentativa de se encobrir alguma irregularidade. Há denúncias de que todas as pessoas que foram aprovadas no concurso eram ligadas politicamente, à época, a ex-prefeita Flavia Galdino.
Há também indícios de ilegalidades na admissão do pessoal feita no final da gestão passada, especialmente depois que o grupo que estava no poder perdeu o pleito municipal. Conforme a comissão, muitos concursados foram convocados para assumir emprego sem necessidade, inchando a Prefeitura, que hoje tem mais de 700 funcionários, inviabilizando a folha de pagamento. Outra irregularidade é a admissão de funcionários sem a qualificação devida para o cargo ocupado.
A destruição das provas do concurso e outras evidências de irregularidades podem motivar a Prefeitura a anular o concurso e cassar todas as portarias de admissão. E, mesmo que não anule o certame, o poder público municipal pretende abrir processo administrativo contra vários funcionários que hoje ocupam funções e cargos sem os requisitos necessários para ocupá-los, culminando com demissões.
O número de pessoal excessivo que tem influenciado negativamente na gestão e alguns impasses envolvendo as atuais secretárias de Educação e Saúde e os próprios vereadores aliados, em função de problemas nas duas pastas, são algumas das dores de cabeça do atual prefeito Sales Lima.
Duas audiências públicas com a presença da chefia das duas secretarias já foram realizadas pela Câmara Municipal para debater os problemas. A primeira convocada foi a secretária de Saúde, que esteve no legislativo há uma semana, e na noite dessa quarta-feira, 3, foi a secretária de Educação, Eliana Lacerda, que compareceu à Câmara para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre alguns problemas.
folha do vali
Nenhum comentário:
Postar um comentário