O 29º Congresso de Secretários Municipais de Saúde terminou na manhã do dia (10) com o ato político feito pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, Saúde + 10.
O movimento reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas para pedir ao Congresso a aprovação de projeto de lei de iniciativa popular que vai garantir o repasse de 10% da receita corrente bruta da União para a saúde.
“Os 10% das receitas públicas para a saúde vai garantir o acesso à integridade, à qualidade e à saúde a todos”, diz o presidente do Conselho Nacional de Secretarios Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Figueiredo Nardi.
O objetivo do evento foi garantir a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para marcar a data da votação do projeto. Ele se comprometeu a receber no dia 5 de agosto representantes do movimento. “Vou receber de forma significativa o documento que vai se tornar pauta prioritária do país”.
Cerca de 5 mil gestores municipais, estaduais e federais, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde de todo o país participaram do evento e usaram cartazes que pediram melhorias na saúde pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário