Fazemos parte de um mundo globalizado aonde as
informações, novidades e ofertas chegam a toda hora à nossa porta,
obrigando-nos a sermos consumidores compulsivos e assim pondo em risco a
economia do país, por isso a necessidade
de um conhecimento mais amplo sobre a Matemática financeira se torna
imprescindível nos dias atuais pois seu estudo possibilita à aprendizagem para
o consumo com responsabilidade e consciência do valor real de um
objeto, comprado à vista ou à prazo.
Após a observação do interesse, interação das turmas e desempenho nos
conteúdos estudados sentimos a necessidade de realizar um trabalho motivador,
dinâmico e envolvente, onde a Matemática fosse estudada de forma simples e eficaz,
para assim ser compreendida e usada, não
apenas no ambiente escolar fechado, mas também fora dele, e de forma
significativa, principalmente na vida prática do aluno. Partilhei meu desejo
com os demais companheiros de profissão que comungaram desta ideia e iniciamos a concretização de nosso desejo.
Adotamos neste
projeto as idéias de Vygotsky e Jean
Piaget, que defendem a linha pedagógica Construtivista em que o professor
assume o papel de coordenador das atividades, acompanhando o desenvolvimento de cada aluno e propondo
soluções de aprendizagens significativas e desta forma valorizando e priorizando o processo pelo qual o aluno
chega à aprendizagem.
2.OBJETIVOS:
Favorecer ao aluno oportunidades que priorizem seu desenvolvimento
global, privilegiando as áreas afetiva, social e cognitiva, trabalhando as
relações interpessoais de modo a propiciar um espaço de confiança mútua.
EESPECÍFICOS
Desenvolver no
educando conceitos sobre Matemática financeira: Porcentagem
Despertar no
educando a compreensão sobre situações que envolvam o uso da Matemática
Financeira: Porcentagem
Conscientizar os
alunos sobre a importância da economia como fonte de progresso de uma nação, sobre a preservação
do meio-ambiente, em particular da água.
Levar o aluno a
compreender a importância da Matemática financeira: Porcentagem, em nossa vida
bem como as suas contribuições para o orçamento familiar;
Saber calcular
corretamente as operações que estarão envolvidas no dia-a-dia.
Interpretar
gráficos e tabelas contidas em contextos diversos da Porcentagem.
Fazer análise
lógica através de textos diversos envolvendo a Porcentagem.
O projeto se propõe a realizar atividades
interdisciplinares mantendo uma conexão entre os diversos conteúdos e áreas do conhecimento.
Todo corpo docente da escola esta envolvido no projeto.
Veja as fotos
Veja as fotos
prof° Rita Selma na abertura do projeto |
Alonos explicando a origem da porcentagem |
Nenhum comentário:
Postar um comentário