quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Os professores da Escola Luciano trabalhando com projeto. Tema VIDA E MATEMÁTICA

A PORCENTAGEM EM NOSSO COTIDIANO
Fazemos parte de um mundo globalizado aonde as informações, novidades e ofertas chegam a toda hora à nossa porta, obrigando-nos a sermos consumidores compulsivos e assim pondo em risco a economia do país,  por isso a necessidade de um conhecimento mais amplo sobre a Matemática financeira se torna imprescindível nos dias atuais pois seu estudo possibilita à aprendizagem para o consumo com responsabilidade e consciência do valor real de um objeto, comprado à vista ou à prazo.

Após a observação do interesse, interação das turmas e desempenho nos conteúdos estudados sentimos a necessidade de realizar um trabalho motivador, dinâmico e envolvente, onde a Matemática fosse estudada de forma simples e eficaz, para assim ser  compreendida e usada, não apenas no ambiente escolar fechado, mas também fora dele, e de forma significativa, principalmente na vida prática do aluno. Partilhei meu desejo com os demais companheiros de profissão que comungaram desta ideia e  iniciamos a concretização de nosso desejo.
Adotamos neste projeto as idéias de  Vygotsky e Jean Piaget, que defendem a linha pedagógica Construtivista em que o professor assume o papel de coordenador das atividades, acompanhando o  desenvolvimento de cada aluno e propondo soluções de aprendizagens significativas e desta forma valorizando  e priorizando o processo pelo qual o aluno chega à aprendizagem.
       
     O tema exposto no projeto objetiva levar o aluno a desenvolver um conhecimento mais amplo sobre a Matemática em nosso cotidiano, onde ocorrerá o envolvimento interdisciplinar, possuindo como foco a “Porcentagem” abrangendo as  seguintes disciplinas: (História) história da  Porcentagem; Índices inflacionários de  diferentes períodos de nossa história,  (Geografia) compreender a importância da economia nos dias atuais e o consumo consciente; (Ciências) conscientizar para evitar os desperdícios de água, energia, alimentos, etc. às questões de saúde, meio ambiente e reciclagens, dentre outros; (Artes ) geometria na porcentagem; (Matemática) porcentagem, descontos, multas, cálculos e situações problemas,   além de despertar no aluno o interesse pelo aprender significativo. Dessa forma buscamos contribuir para uma aprendizagem concreta, pois este trabalho não visa apenas à transmissão de conteúdos, mas prima à formação integral do educando.
2.OBJETIVOS:
    
Favorecer ao aluno oportunidades que priorizem seu desenvolvimento global, privilegiando as áreas afetiva, social e cognitiva, trabalhando as relações interpessoais de modo a propiciar um espaço de confiança mútua.
EESPECÍFICOS
Desenvolver no educando conceitos sobre Matemática financeira: Porcentagem
Despertar no educando a compreensão sobre situações que envolvam o uso da Matemática Financeira: Porcentagem
Conscientizar os alunos sobre a importância da economia como fonte de  progresso de uma nação, sobre a preservação do meio-ambiente, em particular da água.
Levar o aluno a compreender a importância da Matemática financeira: Porcentagem, em nossa vida bem como as suas contribuições para o orçamento familiar;
Saber calcular corretamente as operações que estarão envolvidas no dia-a-dia.
Interpretar gráficos e tabelas contidas em contextos diversos da Porcentagem.
Fazer análise lógica através de textos diversos envolvendo a Porcentagem.

O projeto se propõe a realizar atividades interdisciplinares mantendo uma conexão entre os diversos conteúdos e áreas do conhecimento.
Todo corpo docente da escola esta envolvido no projeto.
Veja as fotos




prof° Rita Selma na abertura do projeto 

Alonos explicando a origem da porcentagem












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