terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Estudantes da PB têm aprendizado abaixo da média em duas disciplinas

A Paraíba está abaixo da meta nacional para o percentual de estudantes dos 5º e 9º anos do fundamental e no 3º ano do ensino médio com desempenho adequado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O dado foi apontado em um estudo feito pelo movimento Todos Pela Educação (TPE) e divulgado nesta terça-feira (23). O estudo levou em consideração o resultado dessa faixa de estudantes da Paraíba e dos outros estados na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os dados são relativos ao ano de 2013.
Conforme o levantamento, os piores desempenhos paraibanos foram em Língua Portuguesa entre os alunos do 9º ano do fundamental, no qual a Paraíba ficou 11,8% abaixo da meta para 2013 prevista em 32,3% dos alunos com desempenho satisfatório, e em Matemática para os estudantes do 3º ano do ensino médio, com 17,2% a menos que a meta nacional que era de 24,5% dos jovens matriculados em escolas paraibanas.
    5º Ano do Ensino Fundamental
Língua PortuguesaMatemática
2013Meta2013Meta
32,5%38%26,7%31,9%
Segundo o TPE, tem um aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera as pontuações por ele estabelecidas em cada ano avaliado. No 5º ano, a média esperada é de 200 em Língua Portuguesa e 225 em Matemática. No 9º ano do ensino fundamental, é esperado que os alunos alcancem ao menos a média de 275 em Português e 300 em Matemática. Dos alunos do 3º ano do ensino médio, por sua vez, é esperado um desempenho de 300 em Português e 350 em Matemática.

A série paraibana que apresentou menor distância da meta estipulada pelo TPE foi o 5º ano do ensino fundamental. Dessa faixa de ensino, 32,5% dos estudantes apresentaram desempenho adequado em Língua Portuguesa e 26,7% em Matemática, ambos abaixo de suas metas apenas em cerca de 5%.
9º Ano do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
 
Matemática
2013Meta2013Meta
20,5%32,3%11%25,8%
Apesar de estar abaixo da meta em todas as disciplinas nas três séries pesquisadas, o estudo apontou de maneira geral um crescimento gradativo no número de estudantes com desempenho considerado adequado entre 2007 e 2013. Exceto o 3º ano, que apresentou uma pequena queda entre 2009 e 2013 nas duas disciplinas, as outras duas séries aumentaram o percentual de alunos bem avaliados.
O percentual de estudantes do 5º ano com desempenho satisfatório na Paraíba cresceu 13,1% em cinco anos na disciplina de Língua Portuguesa e 11,2% em Matemática. No 9º ano do ensino fundamental o aumento foi 8,5% em Língua Portuguesa e 3,5% em Matemática no mesmo período.
3º Ano do Ensino Médio
Língua PortuguesaMatemática
2013Meta2013Meta
22,6%27,8%7,3%24,5%
Em análise dos dados desse levantamento, a diretora-executiva do TPE, Priscila Cruz, comenta que os dados apresentados entram em consonância com o que já havia sido apontado há alguns anos por especialistas sobre os problemas enfrentados na educação, principalmente no ensino médio.
“É urgente que o país promova ações imediatas e mais efetivas para que os jovens que estão hoje no sistema tenham garantido o seu direito ao aprendizado. Para isso, é fundamental repensar o Ensino Médio, que ficou por anos estagnado e agora apresenta retrocesso de seus indicadores, e também ter políticas focadas nos anos finais do Ensino Fundamental, que já demonstram estagnação em patamares muito baixos de proficiência”, comentou.

G1 entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado. Por meio de sua assessoria, a secretaria informou que governo credita maior relevância ao resultado do Ideb, onde a educação paraibana apresentou um resultado satisfatório, embora também considere importante os dados apontados pelo levantamento do Todos Pela Educação.

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