A Justiça Eleitoral da Paraíba fez uma recontagem de votos das eleições de 2020 em Piancó, após ser cassada toda a chapa proporcional do DEM (hoje União Brasil), por fraude à cota de gênero. Segundo a Justiça Eleitoral, a cassação cabe Embargos no TRE/PB e Recurso Especial para o TSE. Como os votos dos candidatos cassados e dos demais candidatos do DEM foram considerados nulos, foi necessário fazer uma recontagem para que houvesse um novo coeficiente eleitoral e apontar os novos donos das cadeiras na Câmara Municipal de Piancó.
Diante da recontagem, foram convocados a assumir a titularidade, O Vereador Wagner Ricardo Leite Brasilino (Progressistas) e Maria de Fátima Militão (Cidadania). Como suplentes, coube assumir as vagas, o vereador Antonio Azevedo Xavier (Cidadania), bem como José Aírton dos Santos (Progressistas). O vereador Geraldo Ferreira de Souza assume em definitivo.
De acordo com o juiz eleitoral Pedro Davi Alves de Vasconcelos, a recontagem foi feita após pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A cassação se deu por conta do uso de candidaturas laranjas para compor a cota de gênero. Lembrando que ainda cabe Embargos no TRE/PB; e Recurso Especial para o TSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário