Uma delegação brasileira participa, neste final de semana, de um Fórum de Governança na Internet (IGF, na sigla em inglês), que acontece em Bali, na Indonésia. Na ocasião, o País proporá que seja estabelecido um modelo internacional de governança para garantir os direitos das pessoas a privacidade e inviolabilidade dos dados trafegados.
Segundo o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques, que fará parte da delegação como membro do CGI.Br, “toda a discussão sobre internet ganhou importância por conta das denúncias de espionagem recentemente divulgadas. Com o discurso da presidente Dilma Rousseff na ONU, os olhos do mundo se voltaram para o Brasil, porque a presidente teve uma postura bastante firme na defesa do direito das pessoas à sua privacidade”, disse.
Ele disse, ainda, que a questão da espionagem norte-americana foi reconhecida pelo presidente Barack Obama, num encontro anterior com a Dilma, que fez, inclusive, com que ela cancelasse a visita aos Estados Unidos e, mais que isso, mais de 50 entidades representativas do mundo mandaram uma carta de agradecimento e reconhecimento pela coragem e pela força do discurso da presidente.
“Isso fez com que o Fadi [Chehade, presidente da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (Icann)] viesse ao Brasil conversar com Dilma e dizer que apoia a proposta de se criar um modelo de governança internacional, do qual participem governos, sociedade civil, academia, empresas e o 3º setor, assim como é a internet no Brasil”, destacou Percival.
A novidade deste fórum é que o Brasil está mandando, além do embaixador Benedicto Fonseca, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida, e o secretário de logística do Ministério da Defesa, além de um conselheiro da Anatel, dos representantes do 3º setor e de oito membros do Comitê-Gestor de Internet no Brasil (CGI.br).
A próxima reunião do IGF acontece em 2015, e será realizada no Brasil.
Piancó News com Anid
Nenhum comentário:
Postar um comentário